A consulta do benefício INSS no passado só poderia ser feita de forma presencial em alguma agência da previdência social, o que acabava por demandar tempo e muita paciência do trabalhador. Porém, com o avanço da tecnologia, os serviços começaram a ser disponibilizados de forma online.

Hoje é possível que o contribuinte consulte seu benefício INSS de forma rápida e fácil. Bastando apenas de uma conexão com a internet de um tablet, celular ou computador para entrar no site oficial do INSS, o chamado portal INSS.

Através desse site é possível que o usuário consulte seu benefício e realize diversos outros serviços como agendamento, carta de concessão, extrato de pagamento do benefício, atualização de cadastro, simulação e etc.

Basta clicar no link ao lado https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/. Com base nisso, analisaremos a seguir as principais informações para que você possa realizar a consulta do seu benefício sem nenhuma dúvida e de maneira muito simples. Então, se você deseja saber como o processo de consulta funciona, fique conosco e acompanhe tudo sobre a consulta do benefício INSS.

Como consultar o Benefício INSS?

Para que você consiga visualizar se o seu benefício INSS 2021 foi concedido ou não, é necessário acessar o site da previdência social pelo link ao lado https://portal.inss.gov.br/servicos-do-inss/consulta-de-situacao-de-beneficio/. Esse mesmo link também serve para acompanhar resultado de perícia.

Pois bem, após entrar no site, clique em “acompanhar pedido” e informe em seguinte:

  • O número do benefício (que deverá ser digitado sem pontos ou barras);
  • A data de nascimento do beneficiário (com os 4 últimos números do ano. Exemplo: 13/08/1990);
  • O nome completo do beneficiário;
  • O número do cadastro de pessoa física – CPF;
  • E o código de segurança.
  • Preenchido todas essas informações clique em “visualizar”.

Em média, o resultado dos benefícios demora 15 dias. No caso de auxílio doença, o resultado sai após 10 dias da perícia feita.

INSS

Primeiro iremos saber um pouco mais sobre o INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social é um órgão do Governo federal que pertence ao Ministério da Previdência social e tem por função cuidar dos benefícios disponíveis ao trabalhador brasileiro (aposentadoria, seguro desemprego, auxílio doença, pensão, 13º salário e etc.).

Criado desde 1988, o INSS é um seguro que recebe as contribuições dos trabalhadores durante o período que foi trabalhado, seja de forma autônoma ou celetista e repassa aqueles valores para uma futura aposentadoria do trabalhador ou para a concessão de algum benefício que ele precise mais na frente.

Esse valor destinado a concessão dos futuros benefícios é descontado na folha salarial de cada indivíduo que poderá ser de 8 a 11% esse desconto. Ou seja, o maior desconto é ligado ao maior salário.

No caso de contribuinte individual, o valor a ser pago para a previdência social será de acordo com o tipo de contribuição escolhido pelo trabalhador.




Deixe uma resposta